147ª Caminhada: Trilho Picos do Marão a Foto de Grupo

Passeio Convívio de Natal em Santo Tirso

Como já tinha referido antes, recebemos um convite para um Passeio Convívio de Natal em Santo Tirso. Convite irrecusável, já que fomos sempre muito bem recebidos nas caminhadas que partilhamos:
A primeira parte da caminhada era subir o rio Leça. O Leça é um rio português que nasce em Monte Córdova no município de Santo Tirso. A bacia do rio Leça tem uma área de 189,9 Km2 e apenas 44,8 quilómetros de comprimento para o curso de água principal, passa por Alfena, Ermesinde, Milheirós, Maia indo desaguar no Porto de Leixões na cidade de Matosinhos (freguesias de Leça da Palmeira e Matosinhos). [fonte: wikipedia]


O rio, acastanhado pela terra que arrancou, abre caminho pela paisagem verdejante.


As Quedas de Fervença. A vista do sopé é divinal, complementada com a IX sinfonia da água.


Um breve descanso para reunir e apreciar as quedas. As mais espectaculares poderiam acontecer em terra, pois as rochas são escorregadias e são necessários cuidados redobrados.


O rasto do grupo ia ficando para trás.


Uma alegre cavaqueira era mantida com o homem do apito.


Parte ou não parte? Caio ao não caio? Escorrego ou não escorrego? Acho que pelo menos um destes pensamento passou pela cabeça dos que cruzaram tão frágil ponte. O último a passar foi o mais pesado. Se tivesse sido o primeiro, a descontracção na travessia seria uma realidade.


A capela do Senhor Jesus do Padrão encontra-se implantada no sopé do castro.


O Castro do Monte do Padrão é uma das principais referências culturais e patrimoniais de toda a comunidade tirsense.


O marco geodésico serviu para reunir os participantes para a foto de família. Nesta altura andavam todos às voltas para se acomodarem e encontrarem o seu lugar. Prefiro estas alturas para embeber naturalidade às fotos. A seguir, foi necessário apertar e manter-se quieto até (quase) todos tirarem a sua foto. A descida para os carros e dai para o restaurante foi um piscar de olhos. Porque será?


Já no restaurante, foi o convívio, a boa comida e o bom sumol. No fim da tarde, ainda houve tempo para visionar um filme com fotos e vídeos sobre as caminhadas deste ano e para a mensagem do Cláudio e Duarte. Os principais impulsionadores destas caminhadas.

Boa(s) Caminha(das)

  • Nome: Passeio Convívio de Natal
  • Concelho: Santo Tirso
  • Tipo: Circular
  • Início: Câmara Municipal Santo Tirso
  • Distância: -
  • Grau: Moderado
  • Pontos de Interesse: Valinhas, quedas do rio Leça, Pereiras, Monte Padrão
  • Participantes SR: francis, saos, souza
  • Mapa: CM Santo Tirso

Comentários