Caminhada nas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos

Não era um dia qualquer, quando acordei vi logo que não ia trabalhar. Era muito cedo, era muito frio, só por sorte não chovia, era dia de caminhada. Hurra! Piquei o ponto e lá fui eu. "Para onde vais?", perguntou o galo ainda sonolento. "Vooooouuu paaaarrraaa aaaaaa feeessstttaaaaaaaa", respondi eu. De Ermesinde saímos em 2 carros. Na primeira bifurcação, um para cada lado... "Vai ser bonito! Vai, vai".

Em Estela encontramos o mestre, não o André nem tão pouco na loja, foi no café e o seu nome começa por "B". "B" de "Bilarinho", o nosso amigo e guia da caminhada organizada pelo Blogue Pedetrianismo. Conhecemos a Sónia e o Eduardo, e já no Centro de Interpretação Ambiental, o Vítor e uma menina cujo nome foi levado pelo vento. Foi um prazer partilhar, mesmo por momentos, o mesmo caminho.

A Caminhada nas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos começou com um breve discurso do guia e consistia num "medley" de percursos. Por isso quando alguém disse "Toca a andar", ainda procurei o instrumento.


Eu vou... Eu vou... Visitar a Lagoa... Eu vou.

Do Centro de Interpretação Ambiental (aconselho a comprar por 1€ o Guia da Visita) têm inicio 5 percursos, começamos pelo primeiro, "Percurso da Lagoa". Fomos em direcção ao posto de observação elevado da Lagoa de S. Pedro de Arcos. Alguns, eu inclusive, subimos por umas escadas de madeira e saímos num espécie de sanita para gigantes. Sentamos na sua borda e a vista do gigante era uma paisagem soberba. O reflexo na água multiplicava a experiência. Leve uns binóculos e tempo para apreciar a fauna e a flora de toda esta paisagem protegida.


Lagoa S. Pedro d'Arcos [foto: vítor costa]

Quando descemos, ainda ficaram com dúvidas que éramos nós. Ficaram mais descansados quando não viram nenhum gigante.


Posto de observação da lagoa onde se pode avistar o Homem e a sua tribo.

Dos encontros imediatos que foram acontecendo, nada me intrigou mais do que o "passarinho estrelado" ou "pássaro a cavalo". Procurei na Internet por "pássaro de peito amarelo". Não encontrei "
pisco-de-peito-amarelo", mas sim "pisco-de-peito-ruivo". Estarão mesmo os ruivos a caminho da extinção como anunciaram no Telejornal? Ou isso ou sou daltónico.


Passarinho estrelado, menos conhecido por pisco-de-peito-ruivo

Graças à amiga de uma amigo meu, que por sua vez conhecia uma base de dados fiquei a conhecer a Avibase - aves de Portugal e não só! Muito útil para identificar aves, por isso adicionamos à secção dos links extremamente úteis.


Gelo matinal

N
a área protegida existem ainda uma fauna e uma flora impressionantes (fonte):
  • 9 espécies de peixes dulciaquícolas ou migradores
  • 11 espécies de répteis
  • 13 espécies de anfíbios
  • 41 espécies de mamíferos
  • 144 espécies de aves.
  • 508 espécies vegetais

Percurso em direcção à lagoa de Bertiandos

Os percursos encontravam-se bem assinalados e normalmente o caminho estava bem delineado. Mas numa caminhada à Vilarinho não podem faltar situações, digamos, esquisitas. Depois de ser o primeiro a usar "sinalização visível do espaço" é o primeiro guia a ser guiado pelos guiados!

Resolveu experimentar um caminho novo."Vamos por aqui pela aventura! Vamos desbravar caminho pela vegetação", disse. "Não tem passagem!!!", disseram em coro todos. Passou de primeiro para último e aprendemos que com o Vilarinho não se aplica: "Quando fizer marchas guiadas, nunca ultrapasse o guia, ouça que ele tem para dizer;". Grande Vilarinho.


E no céu estavam

Passamos ainda pelo símbolo da união de quatro freguesias, conhecida pela estátua da "regueifa". Pelo menos é assim a vamos conhecer, quando o Rocha disse: "Estão ali todos agarrados à regueifa". Fiquei com dúvidas se os meus avós diziam "Antigamente era uma sardinha para quatro" ou "Antigamente era uma regueifa para quatro". Agora a Estátua das Quatro Mãos ficava mais pequena a medida que nos afastávamos.


Passadiço verdejante

Uma grande parte do percurso foi efectuado junto ao rio Estorãos. Apesar do frio, é impressionante o número de vezes que me apeteceu banhar-me nele. As suas águas cristalinas são como encantadores de serpentes. Silvei, mas não mergulhei.


Professor Rocha chama calhaus aos seu alunos


Grupo, fotógrafo não incluído. Sónia, Eduardo, menina(?), Vítor, José, Rocha, Carla, Dores,Vilarinho, Catarina, Carlos, Nuno e Francisco (fotógrafo)

Quando nos juntamos para a foto de grupo, já tínhamos tomado um delicioso cafézinho na companhia duma Garça Real. Café Katy, o melhor (e único) café, (quase) sempre quente, que você vai encontrar nas nossas caminhadas. Tire uma senha cedo.


Centro de Interpretação Ambiental

Quem pretender visitar as Lagoas, deve o fazer em pelo menos duas ocasiões. Na Primavera e no Outono. Eu vou voltar, um dia, talvez com alojamento.

Dos lugares que conheci, das gentes que passei, das pessoas com quem privei, retiro a essência das caminhadas. Agradeço a todos os participantes os momentos maravilhosos que me ofereceram e espero um dia poder retribuir.

"De onde vens?", perguntou o galo quase a deitar-se. "VENHO DA FESTA! HURRA!".


Boa(s) Caminha(das)
  • Percurso: Caminhada na Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
  • Local: S.Pedro de Arcos (Ponte de Lima)
  • Partida/Chegada: S. Pedro de Arcos (Ponte de Lima)
  • Tipo: Circular
  • Distância: 11 km
  • Grau: Fácil
  • Data: 2010.01.09
  • Hora: 9h:45 (S. Pedro de Arcos)
  • Participantes SR: Catarina, Francisco, José Carlos, Carlos, Carla,Nuno
  • Dicas: Binóculos; Compre no Centro de Interpretação Ambiental o Guia de Visita (1€)
  • Mapa: Aqui
  • Outras Informações: PPLBSPA , Lagoas Ponte de Lima, Alojamento
  • Organização: Blogue Pedestrianismo

Comentários

  1. grandes fotos e grande grupo os Solas Rotas, fieis apreciadores da natureza-no-seu-melhor-estado. foi muito bom vossa participação na caminhada.
    Curioso que os site das Lagoas, que já existe desde há vários anos está completamente de cara lavada (2010) e Belíssimo:
    http://www.lagoas.cm-pontedelima.pt/index.php

    até à próxima caminhada que organizam na serra d'Árga. Abraço

    ResponderEliminar
  2. A chuva não apareceu, mas o frio sim...
    Foi uma caminhada interessante, com um grupo muito divertido.
    Desta vez não podem reclamar, o cafezinho estava quente. Mas a tarde acabou em beleza com a prova das famosas bolas de Berlim de Viana.

    Cumprimentos a todos

    Até à próxima caminhada

    ResponderEliminar
  3. As fotos são mesmo o exemplo ao que se chama de um dia bem passado...o local é muito bonito, especialmente quando se acompanha um grupo divertido e bem humurado..até á próxima...

    ResponderEliminar
  4. Boas Caminhantes

    A descrição...tende a não aparecer, coisa que não aconteceu, nas duas ultimas caminhadas que o Sr "Atchim"(o nosso relator de serviço, não participou, e fui eu a escrever....

    Saudações Pedestres

    ResponderEliminar
  5. Boas.

    Oh! Senhor dos comentários acho que já estava na altura de colocar aqui umas frasezitas...
    Não acha?

    ResponderEliminar
  6. Quem sabe a que espécie pertence o passarinho?

    ResponderEliminar
  7. Pois pois a descrição não aparecia por culpa do nome do passarinho...
    Ah!!! finalmente umas palavritas...

    ResponderEliminar
  8. Este comentário dura....e dura...e dura...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário