Serra de Arga - S. João de Arga - Pedra Alçada à lupa

Bem Amigos,

Mais vale tarde... do que nunca. Cá estou eu mais uma vez, aproveitando a ausência do nosso "observador" e "relator", para vos deixar uma pequena descrição desta caminhada.

Domingo, dia 21 de Março, fomos até à nossa conhecida Serra D'Arga, para uma vez mais acompanharmos o nosso amigo Vilarinho.

Bem cedo saímos de Ermesinde, rumo a Dem (Caminha), o tempo estava ameaçador. Estávamos um pouco "apreensivos" devido ao diluvio que apanhamos no Sábado.

Com a chegada do organizador, partimos para o inicio da caminhada, antes uma pequena paragem técnica, para irmos a um magnifico miradouro, onde se poderia observar o rio Minho, bem como a cidade de Caminha e o monte de Santa Tecla (Espanha).

Quando chegamos ao local, rapidamente pusemos os pés ao caminho, com medo da chuva, ou simplesmente com o "desejo" das tradicionais Bolas de Berlim (Nátario - Viana do Castelo), uma praxe das caminhadas realizadas para o lado desta cidade.


[Sérgio]

Uma parte deste trilho, foi feita por um estradão, onde se poderia apreciar à medida que íamos subindo, a magnifica paisagem envolvente. O nosso primeiro objectivo, era chegar ao Mosteiro de S. João de Arga, sempre em amenas "cavaqueiras", ao mesmo tempo que caminhávamos.


Sérgio, Vilarinho, José, Sónia, Maria João, Catarina [Sérgio]

A Primeira foto do grupo (ainda secos), como cenário a Serra D'Arga.


[Sérgio]

As cores primaveris, humedecidas pela chuva, formavam na paisagem uma variedade de tonalidades de cor. Depois de chegarmos ao topo, e já com o primeiro objectivo (Mosteiro S. João de Arga) à vista, começamos a descer, a um passo bem mais acelerado devido à chuva que se fazia sentir neste momento.


[Sónia]

Pelo caminho, ainda tivemos que fazer uma passagem, não pé-ante-pé, mas pedra-ante-pedra, para não nos molharmos ...mais.


[Sónia]

O estradão tinha ficado para trás, agora tínhamos entrado no bosque circundante do mosteiro, onde em dias de sol é bem preciso.


[Sónia]

Chegados ao Mosteiro S. João D'Arga, que desde já recomendo a uma visita, bem conhecido pelo seu arraial que decorre em Agosto, o seu estado de conservação é muito bom, bem como a paisagem envolvente.
Com a chegada da chuva, aproveitamos para almoçar por estas bandas e esperar um pouco para a chuva passar.


Catarina, Vilarinho, Sónia, Maria João, José, Sérgio [Sónia]


Depois da barriga cheia (observando a pela minha), o cafézinho do costume, tempo para a segunda foto do grupo mesmo antes de iniciarmos a subida para a Pedra Alçada.


[Sérgio]

A chuva passou e então lá deixamos o mosteiro. Ainda houve tempo para exploramos um pouco a parte exterior do mosteiro, rodeado por uma paisagem fascinante, bastante diversificada, onde os bovinos e os equídeos nos acompanham ao longo do percurso.


[Sérgio]

A subida, para a Pedra Alçada, fez-se a um ritmo devarinho... parado, devido ao calor que se fez sentir da parte da tarde. Ainda fomos (nem todos) a mais uns "miradouros", para depois iniciarmos a descida até aos carros, por um caminho de pedra e muito atractivo pelas suas panorâmicas.

Concluída a caminhada, lá regressamos a casa....com a tradicional paragem.

Saudações Pedestres

Informações:
  • Percurso: Serra de Arga - S. João de Arga - Pedra Alçada
  • Local: Dem (Caminha)
  • Partida/Chegada:
  • Tipo: Circular
  • Distância: 12 km
  • Duração: +/- 4:00
  • Grau: Moderado
  • Data: 2010.03.21
  • Participantes: Vilarinho, Sérgio, Catarina, Sónia, Maria João, José
  • Almoço: Volante
  • Dicas: Roupas e Calçado adequado, bastão (chuva)
  • Outras Informações: Clube Celta do Minho
  • Organização: Blogue Pedestrianismo
  • Mais Fotos: Vilarinho

Comentários

Enviar um comentário